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Como escolher uma plataforma de email marketing

Como escolher uma plataforma de email marketing

Uma das primeiras dúvidas de quem precisa fazer email marketing é: como escolher uma plataforma de email marketing para o meu negócio? Qual é a melhor delas?

Na verdade, existem alguns critérios que a gente deve seguir antes de sair por aí procurando no google.

 

Dimensione a plataforma às suas necessidades

Não adianta comprar um fusca para correr em Indianápolis, certo? Tampouco uma Ferrari para fazer frete. Isso se aplica ao email marketing também: não adianta contratar uma ferramenta só porque ela é grátis, se ela não atende ao que você realmente precisa, nem uma caríssima para um uso simples.

A sua plataforma pode sair cara para um uso simples ou muito sofisticada e cara para o que você é capaz de operar no momento. O custo x benefício é fundamental nesta análise.

 

Defina suas prioridades na busca por uma ferramenta de email marketing

O processo de escolha parte de uma prática simples: faça um checklist!

O que é mais importante, que você realmente precisa fazer em termos de email marketing?

Defina as suas atividades atuais em email marketing e o onde você pretende chegar (a evolução pretendida com a contratação de uma nova plataforma).

A partir daí, defina que funcionalidades seriam indispensáveis para você operacionalizar esse processo de transição. Por exemplo: editar drag and drop, criador de landing pages, etc.

Na sua lista de prioridades, leve em consideração:

  • Automatizar rotinas: para que ter um trabalho repetitivo, se a plataforma de email pode fazer isso por você, automaticamente? Evite esse tipo de trabalho e ganhe tempo para se dedicar ao que realmente importa, como estratégias.
  • Simplificar processos: se a plataforma possui um editor de criação de emails, é mais fácil utilizar esse recurso do que aprender HTML para trabalhar com a criação, certo? Filtros inteligentes também ajudam bastante.
  • Otimizar o relacionamento: uma plataforma que conheça o comportamento dos seus leads e tome decisões automáticas por você ajuda a manter a base informada e engajada.
  • Melhorar a a relação custo x benefício: se tudo o que você precisa estiver atrelado a uma redução de custos (ou à manutenção dos custos atuais, mas com novas funcionalidades), temos aí uma boa decisão de negócios.

 

Cuidado com as razões erradas para a escolha

Normalmente as razões erradas são aquelas que te levam a uma escolha equivocada e a ser encantado pelo argumento da equipe de vendas.

Para procurar uma nova ferramenta de email marketing, não considere:

  • buscar no Google logo de saída: você será impactado pelas ações de marketing e poderá realizar uma compra por conveniência. Seja analítico, sempre.
  • escolher uma plataforma só pelo preço: reduzir custos pode ser importante, mas essa escolha pode afetar os seus resultados se o preço for o seu único critério.
  • procurar uma ferramenta “para não cair no spam”: cair ou não no spam depende, principalmente, de você. São os seus comportamentos que dizem ao algoritmo dos provedores como ele deverá proceder. A infraestrutura da sua plataforma de email marketing é só a ponta do iceberg.
  • trocar a ferramenta porque “esta aqui me deixa com poucas aberturas no email”: jamais uma ferramenta de email marketing promoverá aberturas em emails para você. Quem faz isso é a sua estratégia, pois quem abre os seus emails são os destinatários.

Agora, parta para a pesquisa

Busque ferramentas de email marketing e visite seus websites. Eventualmente, fale com as suas equipes de vendas, peça materiais de venda e contas de teste.

Veja se estas ferramentas atendem a todos os elementos do seu checklist.

As ferramentas que atenderem a mais itens (ou todos eles) deverão ficar entre as finalistas na sua escolha.

Para o critério de desempate, opte por:

  • A plataforma com mais funcionalidades além daquelas que você precisava
  • A plataforma com menor custo

Assista ao nosso vídeo sobre este conteúdo!

 

Veja algumas plataformas

Vamos citar aqui algumas plataformas de email marketing que você pode começar a sua procura (existem muitas outras, que iremos adicionando aos poucos neste post). Lembre-se de que não estamos elencando as plataformas da melhor para a pior, etc. É apenas uma lista. Decida a melhor para você de acordo com os seus critérios de negócio.

Mailchimp

Não é novidade que a Mailchimp é a plataforma de email marketing mais famosa do mercado. Entre os fatores que a fizeram tão famosa estão as contas gratuitas (modelo freemium, onde você não terá todas as funcionalidades e enviará um volume baixo de emails), além do editor drag and drop (daqueles onde você simplesmente arrasta e solta os elementos que deseja utilizar).

A ferramenta é cobrada em dólares e seu preço é variável de acordo com o número de contatos na sua base de emails e com as funcionalidades disponíveis, como automação, recomendação de produtos, etc.

Além disso, a ferramenta tem uma das mais completas listas de integrações, tornando a Mailchimp um importante hub de email marketing.

 

E-Goi

O E-Goi é um hub de marketing. Além do email marketing, ela possui soluções para geração de leads, sms, push notifications, lead scoring, etc. Para quem precisa de todas as soluções em um único lugar, a ferramenta pode ajudar.

A plataforma também conta com suporte em 5 idiomas (incluindo português). Isso é um diferencial.

Tenha acesso a uma API e dezenas de plugins para wordpress, magento, shopify, etc.

É uma ferramenta para médias e grandes empresas, mas possui planos que partem de pouco mais de 80 Reais mensais.

 

Dinamize

A plataforma Dinamize é brasileira agora é dividida em duas: automação de marketing e email marketing.

Na primeira, você pode fazer sua gestão da jornada de compra, com formulários, landing pages, pop-ups ou mesmo integrar os formulários que já possui. Conta com SMS, Push notifications para Apps.

Na ferramenta de emails, há os fluxos de automação, relatórios das ações, editor drag and drop e criação de landing pages, além do suporte em português.

Para precificação é preciso entrar em contato com a equipe.

 

RD Station

O RD Station não é necessariamente uma plataforma de email marketing. Ela se enquadra em um modelo mais abrangente, sendo a plataforma de automação de marketing mais completa do Brasil.

Ela é uma grande aliada na sua geração e controle de leads, permitindo realizar fluxos de nutrição bastante estruturados.

A plataforma conta com muitos relatórios, controle de leads, geração e administração de landing pages, integração com redes sociais, além de uma série de integrações.

Os preços da plataforma levam em consideração o número de leads na sua conta e as funcionalidades que pretende utilizar. Quanto mais avançada, mais cara.

 

Campaign Monitor

Outra plataforma de automação de marketing que permite a criação de campanhas de email marketing e nutrição de leads.

Como as demais ferramentas do mercado, além de integrações (como a do Google Analytics, que ajuda a acompanhar o desempenho do seu email marketing), possui o editor drag and drop.

 

ActiveCampaign

O ActiveCampaign é uma plataforma focada em fluxos de automação, com um CRM muito completo.

A gestão de contatos da plataforma é em forma de cards, que podem ser selecionados para a visualização de detalhes (na verdade, se você usa ou já usou o Trello, sentirá uma grande familiaridade).

Possui integrações com Unbounce, Paypal, SurveyMonkey e muitas outras.

Os planos são cobrados em dólares e partem de 500 contatos.

 

Ferramentas extras!

Algumas ferramentas que ajudam no seu email marketing:

SafetyMails

A SafetyMails é a maior plataforma de validação e verificação de emails do Brasil e um dos principais players do Mundo.

Com ela é possível validar suas listas de emails e também verificar a validade de emails em tempo real nos seus formulários de cadastro através de uma API. Isso evita bloqueios e melhora consideravalmente a sua entregabilidade.

Possuem diversas integrações com plataformas de email marketing e automação.

Os preços partem de apenas R$ 43,00 e não tem mensalidade (para validação de listas). Eles também possuem a possibilidade de abrir uma conta de testes para 100 emails e 1000 consultas de formulários.

 

Litmus & EmailOnAcid

As duas principais plataformas de teste de layout para email marketing.

Com a Litmus e a EmailOnAcid é possível realizar testes de renderização para dezenas de dispositivos e webmails, para que você possa evitar problemas com a forma como os seus emails são vistos e lidos.

Não possuem preços muito acessíveis, mas há contas de teste.

 

 

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